só me falta gostar de sardinha!

Dou por mim a armar-me em mestre da culinária, percebo que gosto mais de cebola do que achei que fosse possível e até já compro pimentos para colocar na comida... O cheiro... Os cheiros, sempre os cheiros...
Foi o cheiro a pimento que me levou a outros tempos, a outros espaços... Estava a cortar pimentos às tiras e quando virei a cara, o cheiro levou-me aos almoços no mato num dia de praia em família. Em família e com mais uns quantos, não sabemos ser só nós, vem sempre mais alguém. 
No tempo das vacas gordas, saiamos cedo de casa para não apanhar trânsito e aproveitar a praia. Até lá chegar havia um moroso caminho. A primeira paragem era numa pastelaria qualquer, normalmente sempre a mesma, tomava-se o pequeno almoço e comprava-se pão para o almoço. Às vezes pergunto-me se é só na minha família que se come toneladas de pão. Siga caminho. A paragem seguinte era no mercado. O objetivo? Comprar peixe para grelhar ao almoço e pimentos. Nunca lhes achei piada, mas ontem... Ontem encheram-me o coração. 
Depois do mercado o avô facadas seguia logo para o mato, tinha que guardar mesa, preparar as brasas e as sardinhas não podiam apanhar calor. Tudo isto era combinado todos os dias, da mesma maneira, como se fosse a primeira vez e enquanto eu amarrava o burro porque queria estar na praia há horas. 
Entre bandeiras poucas vezes verdes, pés molhados em água gelada e umas bolachinhas, chega a hora do almoço. Lá vamos todos, quase em excursão. A nossa mesa no mato torna-se num festival. Gente a falar, crianças a brincar, jogos de bola, escorregas, mesas postas, fumo, cheiro a peixe grelhado e a pimentos, outra vez pimentos. A célebre frase sempre que a minha família come pimentos assados: Espero que não me caiam mal. 
Terminado o almoço vamos todos ao gelado e ao café e entre uma coisa e outra começam a ouvir-se as birras: as dos mais novos que querem ir para a praia e as dos mais velhos que querem ficar a dormir a sesta "pela fresca". 
A solução e o meio termo há-de encontrar-se, encontra-se sempre. Depois disto seguia-se a saga de passar o tempo até à hora dos mergulhos, a indecisão entre a Bolacha Americana e o gelado do quiosque e o problema de não poder ir para casa de biquini molhado... Mas isto dava outro filme. Só filmes. Mas filmes com cheiro a pimento.

Comentários