Taras e manias

Acho que sempre fui uma pessoa de frases feitas, sempre adorei provérbios e acho imensa graça a umas quantas expressões idiomáticas pela parvoíce que são se as tomarmos à letra. Há uma que me tem dado que pensar: "fim do mundo em cuecas".
E para quem não sabe o que significa (sim, porque nunca sei até que ponto não há destas expressões que apenas correm no seio da minha família) usa-se, por exemplo, quando o quarto está todo desarrumado, a mãe entra, põe as mãos à cabeça e diz:
- Este quarto parece o fim do mundo em cuecas!!
E isto nada tem a ver com os eventuais pares de cuecas que possas ter espalhados por lá (esta é outra, "par de cuecas", par, porquê par? porque tem dois buracos? que eu saiba nenhum de nós tem um par de narizes na cara!), apenas significa que está tudo desarrumado, espalhado, desorganizado... Bem, apenas significa que é o teu quarto!
E porque é que tenho pensado nesta expressão? Não é porque não tenha mais nada que me fazer, apenas porque gosto de me demorar nos devaneios da minha mente quando levo estas coisas à letra e pensar como seria se assim fosse. 
Então vejamos, primeiro há que dissecar o que significa "fim do mundo". Se estamos a falar efetivamente de o mundo deixar de existir, não há muito mais em que pensar, porque se o planeta eclodir, explodir, evaporar-se, o que quer que seja, puff, xau laura, nada mais há a fazer. Se estamos a falar do fim da humanidade, é um bocado triste imaginarmo-nos a todos, caídos como moscas mortas por qualquer Raid ou Mafu, apenas de cuecas, umas maiores, outras mais pequenas, alguns com as miudezas ao pendurão, outros com um tronco orgulhosamente esculpido durante dias a fio, em ginásios, e a maioria apenas morta... de cuecas!

Comentários

Viktoriya K disse…
Gostei muito do teu blog, mas mais que isso, adorei o nome!! Achei super engraçado e original e com o subtítulo a completâ-lo ficou ainda mais original. Fiquei mesmo in love com o nome do teu blog! Ihihi
Beijinhos! http://vk-pretoebranco.blogspot.pt/