(2) Iogurte de Pêssego & Memórias de Infância


Sentei-me no sofá. Uma, duas, três colheres de iogurte de pêssego. Já não estou ali. Fui transportada para o dia em que conheci este sabor.
A minha infância foi revivida em câmara lenta na minha mente. E depois cheguei ao dia em que a minha mãe resolveu comprar os tais iogurtes de pêssego tão famosos, aqueles que todos os santos dias passavam nas publicidades dos canais que víamos. Tanto a chateei, que acabou por comprá-los. Por mais estranho que isso possa ser, lembro-me que parecia uma criança com um brinquedo novo, enquanto a única coisa de novo que havia ali era mesmo o iogurte em si.
E foi então que, sentada no baloiço já velho que continuava no jardim, abri o iogurte, para contemplar um conteúdo creme. Levei a colher, pela primeira vez, ao seu interior e retirei um pouco – poderia não gostar e assim começava por pouco, só para experimentar. Levei a colher à minha boca, ansiosa por sentir aquele sabor. E foi então que percebi. Era só o melhor iogurte que já tinha comido na vida. O sabor tão leve, tão doce, tão à Verão! E a seguir a essa colher, vieram mais duas, três e muitas mais, até não sobrar mais um pedaço na embalagem.

E agora, tanto tempo depois, cá estava eu a saboreá-lo de novo, lembrando também daquele velho baloiço que continuava perdido e, agora abandonado, no jardim. E o mais fantástico é sentirmos que, depois de tantas mudanças que vão ocorrendo ao longo de toda a nossa vida, acabam por existir algumas coisas que nunca hão de mudar. E eu conheço duas delas: o sabor daquele iogurte de pêssego e as memórias de infância.

por Inês Martins (blog)
fusing_brains

Comentários